WCN ENGENHARIA.png

JUN79 – Jul89

USIMINAS (EX-COSIPA), Cubatão-SP, Brasil.

Cargos, Responsabilidades e Áreas de Atuação:

De Fev89 a Jul89, na função de Engenheiro de Automação Industrial.

  • As mesmas atividades de Engenheiro de Desenvolvimento, acrescida de: Viabilizar automação no controle de processos, com aplicações de controladores microprocessadores tipo "single" e "multi-loop", em conjunto com Sistema de Supervisão.

 

De Mar84 a Jan89, na função de Engenheiro de Desenvolvimento.

  • Responsável pela identificação de problemas que ocasionavam frequência elevada de manutenção ou de paradas operacionais, definição da solução e na sequência, pela preparação de especificações, desenvolvimento de projeto para sistemas de controle industriais, cálculo de elementos primários, finais e de segurança, preparação de diagramas de malhas, lógicos e funcionais, projeto de painéis de controle, análise técnica de propostas, verificação de desenhos de fornecedores, supervisão no detalhamento de instrumentação. Cada projeto era finalizado com o acompanhamento da montagem, dos testes funcionais e da comprovação da solução do problema.

 

De Dez83 a Fev84, na função de Técnico de Desenvolvimento.

  • Responsável pelo levantamento de dados de processo em equipamentos já instalados, cálculo de elementos primários, finais e de segurança, especificações e análises técnicas, elaboração de listas e especificação de Instrumentos e de materiais para requisição, elaboração de normas de aferição para malhas de medição e controle. Projeto Básico de Forno Piloto para Recozimento, Controle de Temperatura Óleo Pesado para distribuição, Cromatografia de Laboratório, Medição de Temperatura por Radiação, Centralização de Chapas para Laminador de Tiras a Frio, Medição de vazão do ar soprado para o Alto Forno II.

 

De Jun80 a Nov83, na função de Técnico de Instrumentação.

  • Responsável pelo cumprimento de planos de manutenção preventiva, inspeção de malhas de medição e controle, inspeção de instrumentos de campo, aprovisionar, elaborar padrões de manutenção e inspeção. Área da Laminação de Chapas Grossas: Forno de Reaquecimento de Placas, Laminador de Chapa Grossa, Desempenadeira Quente, Tesouras: pontas, lateral Área da Laminação de Placas: Fornos Poço (28), Laminador de Placas, Tesoura de Pontas, Máquina de Escarfagem Automática.

 

De Jun79 a Mai80, na função de Instrumentista Especializado.

  • Responsável pelo cumprimento de planos de manutenção preventiva. Área da Laminação de Placas: Fornos Poço.